25 de fevereiro de 2008

Quote_1

Pretendo dar início neste blog à publicação de citações interessantes de pessoas igualmente interessantes. Não haverá obrigatoriedade de as publicar com uma cadência definida. Apenas captá-las um pouco por todo o lado, quando nelas reparar e, se for caso disso, comentá-las brevemente. Esta é a primeira.

"We replace the traditional notion of authorship: "I created this object," with a new one: "We nurtured this process."

Comentário

A abordagem morfológica, que acredito ser uma das formas mais abrangentes de entendimento do espaço nas suas três componentes (formas materiais, prácticas sociais e representações do imaginário), evidencia a relação entre o processo, definidor de regras estruturantes do espaço, e a forma, espelho dessas mesmas regras. A forma é um produto efémero que reflecte a clareza e a força da interacção processual.

A importância que atribuo a este pensamento advém da constatação de que a forma acaba por ser mais efémera que o(s) processo(s) que a origina(m). Os processos, flexíveis, permanecem, mas conduzem sucessivamente a alterações na forma.

Ultimamente tenho vindo a aperceber-me de que o debate da forma que segue a função, ou vice-versa, monopolizador da Arquitectura ao longo do século XX, é irrelevante nos tempos de hoje, se considerarmos a mesma como um espelho das pessoas e das suas representações sociais e individuais. Neste caso, o raciocínio interessante passa a viver entre o processo e a origem da forma.

Identifico-me pois com este nova noção de autoria "We nurtured this process".

Sem comentários: