27 de fevereiro de 2008

E depois de Bali…

…Os Estados Unidos estão finalmente dispostos a aceitar um acordo “internacional vinculativo” de redução das emissões de gases com efeitos de estufa, a anunciar em Julho.

Daniel Price, um dos grandes na administração de Bush, diz que o acordo deve ser “global”, já que em 2020 "a China estará a emitir duas vezes mais gases com efeito de estufa que a América e a União Europeia juntas. É altura do diálogo entre os Estados Unidos e a União Europeia evoluir. (...) É preciso trabalhar em conjunto para garantir a adesão de todas as grandes economias".

Cá pela Europa, Barbara Helfferich, a porta-voz da Comissão para as questões do Ambiente desconfia das verdadeiras intenções do acordo dizendo que "não podemos pedir à China ou à Índia os mesmos objectivos vinculativos que os Estados Unidos e a União Europeia, que têm uma responsabilidade histórica na questão das alterações climáticas".

Já diz o ditado popular, “o que político fala não se escreve”. Mais ainda se por trás das decisões políticas pesem economias tão pesadas. Certo é que, embora a medo, os Estados Unidos começam a perceber a importância de ceder nesta matéria. A Europa, prudente, desconfia. O melhor é aguardar as próximas cenas.

Sem comentários: