22 de setembro de 2008

Deixe o seu carro em casa


Levantei-me cedo hoje, para ir trabalhar. A neblina de ontem à noite cotinua. O ar está mais frio e mais calmo. É o primeiro dia de Outono.

Mas neste primeiro dia de Outono celebra-se também outra coisa - o Dia Europeu sem Carros. Esta iniciativa, nascida em França há dez anos e adoptada pela U.E. no ano 2000, pretende promove sensibilizar as pessoas para optarem pelo uso dos transportes públicos, a bicicleta, o triciclo, o segway, ou qualquer outro meio de transporte que sirva para se deslocarem.

Esta inciativa está a ser promovida em 59 municípios (o que, visto só assim não parece nada mau), menos 16 que no ano passado (bem, com mais este dado já não parece tão animador.

A razão deste dia ser celebrado na fase descendente do ano e não no Verão como as hostilidades pediam prende-se, ao que parece, com o fim da silly season e o início das actividades na nossa sociedade. Até porque, quando as estações do ano batiam certo com a data no calendário, estes últimos dias de Setembro costumavam ser bastantes agradáveis.

Quem não parece estar com muita vontade de começar a mexer-se é a organização portuguesa encarregue da promoção deste dia. Até vos dava o link, não fosse o caso desta página não ser actualizada desde 2006.



1 comentário:

Ricardo disse...

lembro-me da euforia gerada pela comemoração do primeiro dia sem carros em portugal... 2000 penso eu, na altura ainda não vivia em lisboa. Foi um dia diferente, lembrou-nos as alternativas q se colocam à utilização do carro, porém, naquele momento, numa cidade como Leiria que não é tão grande quanto isso, não parecia fazer mt sentido. Sinto que a mensagem pretendida com o dia europeu sem carros se foi perdendo e diluindo num conjunto de iniciativas desagregadas. Mea culpa... já não m lembrava destas iniciativas... Mea culpa... utilizador compulsivo do carro em deslocações :p