9 de setembro de 2008

Mapa do tesouro



Este post é para todos aqueles que, quando retornam a casa depois de uma viagem, começam logo a pensar na seguinte.

Cidadãos do mundo, peço agora muita atenção - encontrei um mapa do tesouro. Aliás vários tesouros. Trata-se de um mapa interactivo com os itinerários e principais pontos de paragem de algumas das mais fantáscticas viagens que o ser humano empreendeu por esse mundo fora.

A viagem ao mundo em 80 dias, as viagens de Marco Polo, ou a Rota da Seda. Como não podia deixar de ser, a viagem de circumnavegação de Magalhães é uma delas ,e só lamento a omissão da primeira viagem por mar à Índia de Vasco da Gama.

Para mim este mapa do tesouro já foi útil, não só pela motivação que me dá para desbravar o nosso mundo como outros antes o fizeram (até porque para isso é preciso, claro está, o dinheiro para tal), mas para me desfazer de uma dúvida já antiga: a viagem do Expresso Oriente é a rota que liga Paris a Istambul, enquanto que a viagem ferroviária do Transiberiano é a que liga Moscovo ao Oceano Pacífico, passando pela Sibéria e pela Mongólia. Ahhhhhhhhhhhhhhhh

Qual destas viagens, ou qualquer outra, preferiam fazer? O mapa do tesouro pode ser consultado aqui.

1 comentário:

Ricardo disse...

Estas viagens foram, sem dúvida, históricas. Faltam alguma mais nacionais, tens razão nesse aspecto... Ainda assim, cada uma delas teve a sua importância e pode representar, para qualquer indivíduo, um ponto de partida para novas descobertas fora e dentro de si, mas sempre novas descobertas q nos transformam. Uma verdadeira caça ao tesouro portanto!

Quanto às preferências, difícil dizer, por agora ficam 3 zonas... as viagens para o oriente, o transiberiano e a passagem do noroeste, talvez ainda consiga estreitar a escolha ;)