7 de setembro de 2008

Os degraus do navio de pedra

Na costa do mar Adriático, ao largo região da Dalmácia, a cidade de Zadar, na Croácia, é conhecida como o “navio de pedra”, pela posição que ocupa na península alongada.

Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade tornou-se uma base alemã e foi bombardeada setenta e duas vezes pelos aviões americanos e britânicos.

Quando a Guerra acabou, a reconstrução caótica resolveu a frente marítima da península noroeste, a proa no navio, com uma parede de betão insípida que não beneficiou o seu estado degradado.

Em vez do pôr-do-sol soberbo do mar Adriático, descrito por Alfred Hitchcock, como “o mais bonito do mundo”, o lugar estava completamente esquecido, até pelos habitantes de Zadar.

Em 2004, devido à actividade turística incipiente na Croácia, a Autoridade Portuária de Zadar decidiu levar a cabo a reconstrução desse segmento da frente marítima e transformá-la num terminal para navios de cruzeiro. E desta maneira, o navio de pedra saiu do esquecimento em que se encontrava, para se tornar uma das portas da cidade.

Este novo ponto de chegada evidenciou a necessidade de criar um passeio marítimo que resolvesse definitivamente esse ponto da cidade.

A solução, pela mão de Nikola Bašic, ficou completamente terminada em 2005 e estende-se ao longo de setenta metros. Consiste a mesma no contacto gradual com água, através da criação de degraus de mármore branco, que vão ficando inundados com a subida das águas.

A descrição técnica mais completa está aqui.

Sem comentários: