14 de setembro de 2008

Um lugar onde a felicidade é fácil



A convite da Helena fui ver o que se passava na Feira Transfronteiriça, uma feira celebrada entre povoações vizinhas de cada um dos lados das fronteiras ibéricas, que acontece por esta altura do ano em Vale do Poço, uma pequena aldeia alentejana perto de Serpa.

Não foi a primeira vez que fui ao monte alentejano, apenas a primeira vez que fui à feira. Como costuma acontecer nestas situações a terra estava, à primeira vista, practicamente irreconhecível. Practicamente. Mas olhando mais atentamente, uma coisa permaneceu igual. A hospitabilidade daquela gente. Pode parecer cliché dizer isto, mas como pessoa reservada que sou, não existem muitos sítios onde as pessoas me tratem como se fossem minhas conhecidas de há muito. É o que acontece ali sempre que lá vou.

Claro que a isto ajuda o facto de a Helena e o Pedro serem pessoas da terra, que por ali brincaram desde que nasceram. E isso só ajuda à sensação de familiaridade que ali sinto.

Por fim, a ajudar à festa, a beleza daquele lugar apenas incremente as chamadas good vibes. Os cheiros, as cores, o céu...

Para todos aqueles que, tal como eu, procuram incessantemente a felicidade, aquele é um lugar onde isso é mais fácil.


Sem comentários: