16 de outubro de 2008

Adeus verde cueca!

Contrariando o aspecto feio e deslavado, e até um pouco perverso, dos projectos de habitação social (quem nunca viu os caixotes verde, azul ou cor-de-rosa cueca?), uma equipa eslovena desenvolveu um complexo inovador, tanto na forma como na função.

Inspirado na forma modular dos favos das colmeias, o complexo foi construído pensando especialmente nas jovens famílias dos distrito industrial de Izola, na costa da Eslovénia.
Este é um dos casos em que a forma dos edifícios não é (apenas) um capricho dos seus autores, mas fruto de um processo que foi respondendo às premissas da vista, uso inteligente da luz solar e ventilação natural.

Cada um dos módulos é coberto por telas têxteis de cor, que optimizam a relação sombra/sol e a ventilação. No Verão, o ar quente acumulado nas áreas de protecção é ventilado por meio das telas perfuradas que cobrem as varandas. No Inverno o ar quente permanece nessa mesma área, pelo sistema inovador de perfuração das próprias telas, fornecendo calor adicional ao interior dos apartamentos.


project by Rok Oman, Špela Videčnik, Martina Lipicer, Neža Oman,
Nejc Batistič, Florian Frey, Marisa Baptista, and špela uršič.

Sem comentários: