5 de outubro de 2008

Somos todos ignorantes?

Que todos sabemos que no dia 5 de Outubro assinala a data de implantação da nossa tão querida (ou não) República, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico em Portugal, não é novidade nenhuma.

O que não entendo é porque razão parecemos sistematicamente (e propositadamente) esquecermo-nos de que o mesmo dia assinala também a data de assinatura do Tratado de Zamora, como resultado da conferência de paz entre Afonso Henriques e o rei Afonso VII de Leão e Castela. A celebração deste contrato marca o início de Portugal e da dinastia afonsina.

Seremos ignorantes ao ponto de querermos recordar a data de mudança de uma forma de governo para outra, mas ao mesmo tempo esquecermo-nos da razão pela qual podemos celebrá-la? É que sem Portugal nunca haveria a celebração da República (até a bandeira ficou mais feia)!


2 comentários:

Ricardo disse...

O feriado reflecte apenas a dificuldade q temos em Portugal em valorizar as coisas realmente importantes. É um sintoma apenas de um quadro muito mais alargado.

Qt às duas bandeiras apresentadas... finalmente alguém q concorda comigo.

TTC disse...

Pois é Ricardo, não sei o que passou pela cabeça dos tugas na escolha destas cores. Que mal tinham o azul escuro e o branco?