3 de novembro de 2008

Remade in Portugal


O Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar à criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pós-consumo. Por pré-consumo entende-se a reciclagem dos desperdícios da produção industrial que, normalmente, é assumida pela própria indústria; por pós consumo entende-se a reciclagem das embalagens, resíduos e desperdícios domésticos que se recolhem dos ecopontos.

Este projecto materializa-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.

O Remade in Portugal é transposição para o panorama nacional de um projecto italiano denominado Remade in Italy. Este projecto foi criado em 2004 pelo arquitecto Marco Capellini com a colaboração da entidade italiana Regione Lombardia e rapidamente se estabeleceu como uma referência nacional, contando com a participação, entre outros, do Ministério do Ambiente e dos vários consórcios ligados à reciclagem. O sucesso da iniciativa conduziu à sua internacionalização e, actualmente, o conceito Remade já está implementado em diversos países da Europa e América Latina.



Sem comentários: