14 de novembro de 2008

A semana numa imagem


Andava eu aqui às voltas, até já a rogar pragas à própria rubrica que iniciei no blog, a pensar qual seria a imagem que me teria marcado durante esta semana e a concluir que realmente não tinham sido dias pródigos em imagens fortes quando me deparei há pouco com uma notícia que é sem dúvida, para mim, a notícia da semana.

Conhecem Nojood Mohammed Ali?

Não, não tem nada a ver com o pugilista Muhammad ali. Nojood é uma menina de dez anos, oriunda do Iémen e que se tornou no dia 10 na divorciada mais famosa do mundo.

Num país onde não está estabelecia uma idade mínima para casar, Nojood foi forçada pelo pai a casar-se. Depois de dois meses de abusos do marido e do pai, fugiu. Conseguiu chegar ao tribunal de Sanaa, capital do país, e foi peremptória ao responder a um juíz que lhe perguntou o que estava ali a fazer: "Em vim pedir o divórcio".

Depois de meses de luta, sempre acompanha por Sasha Nasser, a sua advogada de defesa que a ajudou voluntariamente, revelaram-se frutíferos - Nojood é hoje uma mulher divorciada, mas livre. Diz que vai continuar a estudar para ser advogada e ajudar meninas como ela.

Este não foi um caso isolado, já que Nasser tem recbido dezenas de outros de casos de meninas na mesma situação, o que tem pressionado o parlamento do Iémen para rever esta situação e aprovar uma idade legal para o casamento.

Há pessoas que de facto mudam o nosso mundo. E umas, inclusivamente, mudam-no para melhor!


Sem comentários: