20 de dezembro de 2008

Man Power - Todos juntos foram muito mais que um

A iniciativa Man Power - Todos juntos somos mais que um foi um sucesso. A rua do Poço dos Negros encheu-se de gente na quinta-feira passada. Artistas, curiosos, locais, e todo o estilo de pessoas que se consigam lembrar.

"Disseram-me que ia acontecer alguma coisa no Nº120. Vamos todos!". "Já foste ao Nº55? É espectacular!". Foi assim que a noite se foi passando, e até o frio foi esquecido momentaneamente.

Lá estava o homem que nos pedia para ensinar o nosso fado. "Ensiash-me o taeu fadó?" E o homem-árvore de natal que choramingava pela rua. Mas havia também o teatro no escuro, ou ainda o homem pendurado de pernas para o ar.

E por lá estavam também caras de amigos, conhecidos ou perfeitos desconhecidos, todos juntos na vivência daquele espaço, que sobretudo à noite, está normalmente vazio. E quanto à questão que me mais me intrigava: Seria a iniciativa era capaz de chamar à atenção para a lenta morte daquela artéria, outrora vibrante? E a minha resposta, embora ainda pouco fundamentada, é claramente SIM. Na boca das pessoas ouvi expressões como "Ahhh...não sabia que esta zona estava tão degradada" ou "Não fazia a mínima ideia da fabulosa arquitectura que aqui existe".

Os Cosmicmegabrain conseguiram aquilo que queriam. Só tenho pena que a acção não tenha chamado mais a atenção do público em geral e sobretudo que não tenha tido a atenção que merecia por parte do poder político municipal.

Aqui ficam algumas das fotos que eu e a minha irmão conseguimos tirar, no meio de toda a agitação.



Sem comentários: