8 de fevereiro de 2009

Caixinha de surpresas


Os que me conhecem sabem que às vezes me chateio com a arquitectura. É quase uma relação de amor-ódio, quando não é mesmo de puro alheamento.

Estou numa fase down. Acho que aquilo que se faz não tem qualidade, a crise também não ajuda, os projectos que fazemos vão parar, a maior parte das vezes, à gaveta de um qualquer incompetente, aguardar por melhores dias...

Numa conversa que tive com um grande amigo no fim-de-semana (também em vias de ser arquitecto) chegámos à brilhante, porém deprimente, conclusão de que andamos paulatinamente a perder a técnica de fazer Arquitectura e a substituí-la por um deslumbramento através da imagem. Somos hoje, e acima de tudo, criadores de imagens fabulosas mas ocas, que camuflam a falha na tentativa de resolução daquilo que mais importa: criar ambientes que vão de acordo com as necessidades dos utilizadores.

Mas, é curiosamente nestas alturas em que me sinto mais defraudado que, por um milagre qualquer, lá encontro um ou outro projecto que me avisam que ainda nos poderemos corrigir. Desta vez foi o Pavilhão de Oração e Meditação, feito em Soba, Sudão, pelo estúdio veneziano, Tamassociati.

Tratam-se tão simplesmente de dois cubos tangentes, separados um do outro por pequenas distâncias, suficientes para a passagem de uma pessoa. Este pavilhão encontra-se no centro de um lago artificial, ligado a terra firme por meio de estreitos passadiços.

O que me maravilha nesta obra é a sua simplicidade, senão mesmo austeridade. Estando este pavilhão associado à oração islâmica, tal facto não me deveria espantar. Mas essa austeridade em termos de cores e materialidades, não impediu a criação de um ambiente de autêntico dramatismo no interior. A forma de entrada da luz, associada à pequena e escultural árvore, criam um mundo interior que destoa da placidez do parque urbano que a envolve.

São exemplos destes que devemos premiar, por isso, fiquei muito contente quando, depois de me pôr a investigar freneticamente, verifiquei que tinha sido um dos projectos nomeado para o Detail Prize 2009, na categoria de Special Prize Architecture Export.

Vale a pena premiar o que é realmente bom, for a change.


Sem comentários: