2 de fevereiro de 2009

Kitsch vs. Piroso


A epopeia continua....

Depois de continuar a receber mails e comentários, uns mais indignados que outros é certo, aqui ficam mais algumas impressões...

Desta vez foi T (atenção que é uma rapariga e não um rapaz)....como dizia, foi T quem avançou com a definição de Piroso, tirada de um qualquer dicionário online:

Piroso - (adjetivo): adj.(Lusitanismo, popular) =
(a De má aparência quando se trata, por exemplo, de roupas, traje, objectos...

Concordo plenamente quando T diz que o Piroso é subjectivo..e acrescentaria ainda mais. Em conversas que tenho tido com um amigo interessado no assunto, saiu esta máxima: o Kitsch é pessoal. Pode parecer uma daquelas verdade à la Palice, mas o facto é que este género, um resultado de uma descontrução pessoal de objectos e pensamentos que nos rodeiam, tem sido muitas vezes elevado a manifestação colectiva.

O Kitsch não deve ser um produto de uma colectividade de pessoas que, de repente, olham para um objecto e dizem "isto é fantástico...que naperon tão Kitsch!"

O Kitsch é a percepção que um determinado objecto, uma vez deslocado do seu contexto, pode ganhar um novo significado, uma nova capa. É essa capa que nos torna capazes de elevar aquele que era à partida um objecto de gosto duvidoso, num peça de valor (sempre possível de ser questionado).

Quem ainda não votou, do que é que estão à espera? Quem já o fez, please remain calm...quando esta votação terminar, porei nova imagem para nova votação! Sobre este tema....ou então, se chegar a conclusões verdadeiramente assertivas entretanto, sobre outro tema qualquer...

Até lá....

just vote


1 comentário:

T disse...

;)

Mai nada!