10 de fevereiro de 2009

A semana numa imagem

L'incendie (1950)
by Constant
Oil on canvas

Esta semana voltou a ser daquelas em que estive mais atento às notícias deste nosso mundo. O que me chamou mais a atenção foi sem dúvida o incêncio no Sudeste australiano que já matou 171 pessoas. O número tem tendência ainda para subir mais, agora que os bombeiros e o exército conseguiram finalmente entrar em áreas inacessíveis há vários dias.

Este monstro já destruiu 750 casas e 340 mil hectares de florestas e área urbana nos estados de Victória, Nova Gales do Sul e Melbourne.

Pensava eu nisso enquanto estudava um antigo projecto do artista holandês Constant, um dos fundadores do movimento avant-garde CoBrA, chamado Constant’s New Babylon project.

Ora o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Nada. Mas, durante estas andanças muito pouco lineares, encontrei um antigo quadro de Constant, chamado L'incendie, de 1950.

E não é que esta pintura conseguiu transmitir exactamente o pensamento que eu estava a ter naquele momento? O que sentirão aquelas pessoas, quando na tentativa de fugirem a um incêndio que avançava centenas de metros em poucos minutos, viram toda a sua vida completamente queimada? Não consigo encontrar nenhum sentimento que o possa eventualmente transmitir.


Sem comentários: