30 de março de 2009

< Quero viver nas árvores >






















A MEDIACITY é a casa da árvore do futuro em que vivemos.


Quero viver nas árvores é uma rubrica já mais antiga, que resultou de uma pesquisa que em tempos fiz sobre casas nas árvores, tradicionais e mais contemporâneas, mais altas ou mais baixas, mais hi ou mais low tech. O objectivo era simplesmente encontrar o que se andava a fazer nas copas das árvores do nosso mundo.

Há uns dias deparei-me com um novo olhar sobre as casas das árvores. O atelier Dass, é um estúdio interdisciplinar cujos projectos dissipam as fronteiras entre a arquitectura, design, urbanismo e comunicação.

E o projecto Mediacity é no fundo a extensão do nosso habitat contemporâneo, a cidade. Uma série de cubos, composto em fractais, sem escala definida, permitem a adaptação a qualquer situação gerada em meio urbano.

O projecto cativou-me pela audácia em retirar as casas das árvores do imaginário em que elas sempre viveram (quem nunca ousou sonhar com uma casa na árvore só sua?), e transpô-las para o futuro, enquanto objecto de resolução de problemas que estamos a enfrentar e que se poderão, eventualmente agravar. Um deles será sem dúvida a falta de espaço.

Nas palavras dos criadores deste estúdio, de nome tão sugestivo (ah, achavam que eu ia deixar passar este trocadilho fonético?), a mediacity é a casa da árvore do futuro em que vivemos.


Sem comentários: