15 de junho de 2009

< When I looked into the mirror I saw a garden >

Ou

como ganhar concursos...


Nos últimos tempos temos participado em alguns concursos. De resto, temos feito isso desde que existimos. Mas se ao início, por sorte ou qualquer outro factor, que nos escapa ainda conseguimos ficar classificados em alguns, recentemente temos perdido invariavelmente.

Podemos apontar montes de culpados, ou dizer que os concursos estão viciados logo à partida, ou qualquer outra coisa. É verdade. Mas mesmo ficando tristes e desconsolados, podemos ficar a saber que, noutras partes do mundo, existem equipas que conseguem ganhá-los com propostas inovadoras e, para variar, com algum interesse.

Foi o que aconteceu à parceria entre o Estúdio WEAVE, londrino, e o atelier de arquitectura paisagista MESH, ao ganharem o concurso para o Pennine Lancashire Squared, um parque público no centro de Blackburn.

Em conjunto com um ilustrador, as equipas desenvolveram um projecto para o parque, comunicando-o sob o ponto de vista de um rapaz que, ao descobrir um pequeno espelho, começa a ver uma realidade paralela.

Bem, além de reconhecerem qualidades inerentes ao espaço de uma forma bastante empírica, as equipas conseguiram expor o projecto de forma passível de ser entendida por todos. E pela coragem na procura de formas novas de fazer arquitectura, mereceram, sem dúvida, ser premiados.

Se ficaram interessados na história, vejam aqui a versão completa:

>
http://www.bustler.net/















Sem comentários: