10 de maio de 2007

Geração Rasca

  1. Geração Rasca
    O nome é conhecido. Aplicado a uma geração de pessoas que se tentam adaptar a um mundo em constante mutação. É um título, uma palavra, uma representação de um grupo de pessoas com idades aproximadas. Um título, mas não uma definição.
    Se fosse definição, não penso que seria uma crítica aos jovens, mas sim a quem os educou. Para mim, o facto de uma geração ter catalogado a posterior como Rasca apenas salienta a falta de capacidade de uma geração educar a outra. Assim, não o entendo como crítica mas como a aceitação das gerações anteriores da incapacidade de se integrarem e adaptarem à vida contemporânea.
    A nossa realidade não é a mesma daqueles que viveram nas décadas de 60 e anteriores. A realidade é bem diferente. A “geração rasca” herdou um mundo de conflitos, de ecossistemas alterados, de poluição, de aquecimento global, de desordenamento, de pobreza e muito mais. Faz-me questionar quem de facto é “rasca”.
    Este blog tem por objectivo revelar as preocupações dessa “geração rasca” pelo ambiente em que vivem e de ajudar a pensar em novas soluções para o nosso futuro. Aceitámos o trabalho de melhorar o ambiente e compreendemos que temos de ser nós a corrigir os problemas herdados pelas gerações passadas.
    Não foram capazes de nos educar, proponho agora que tentem aprender connosco e que provem que burro velho pode de facto aprender línguas.

    Tiago Andrade Santos

Sem comentários: