24 de fevereiro de 2008

Abu Dhabi volta a marcar


Abu Dhabi tem vindo a demarcar-se como um dos países onde os esforços para atingir novas e poderosas metas no domínio da sustentabilidade, mais se têm notado.

No final de Janeiro, e em conjunto com o WWF, o governo deste país anunciou a criação de uma vila ecológica em pleno deserto. Além de ser a primeira iniciativa do género, pela sua escala, Masdar, a nova cidade, inova até pelo facto de ser totalmente infraestruturada em solo desértico.

Estima-se que a futura cidade, construída nas proximidades do aeroporto, terá cerca de 50.000 habitantes em 2015 e será a primeira cidade sem emissões de carbono, sem desperdícios e sem automóveis.

Para que isto seja possível, o projecto, desenhado pela mão do gabinete Foster & Partners, segue, entre outras, as seguintes medidas:

  • Nenhum habitante viverá a mais de 200 metros do comércio e serviços;
  • Um eficiente sistema de transportes públicos automatizados, tornará desnecessário o uso do automóvel;
  • A reciclagem permitirá a redução de 80% no consumo da água dessalinizada;
  • A energia solar será a principal fonte de energia, através da implementação de uma rede de painéis fotovoltaicos;
  • As culturas agrícolas servirão para a alimentação e para a produção de bio-combustível;
  • Serão utilizadas técnicas para a captação eficiente de carbono.

A par destas medidas de cariz urbano e técnico, o sucesso da nova cidade passa ainda pela concretização de metas económicas ambiciosas, como a fixação da sede das mais importantes “empresas verdes” internacionais, ou ainda a pesquisa científica nas áreas do Ambiente e Ecologia, levada a cabo pelo Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia.

Masdar surge como o primeiro projecto integrado a seguir as 10 directrizes do Programa One Planet Living da WWF. O arranque está previsto para o mês de Fevereiro, e embora tudo não passe ainda de uma miragem, os primeiros habitantes são esperados já em 2009.

Numa época em que o discurso da Sustentabilidade, confesso, já enjoa, surge enfim um projecto revestido de princípios urbanos, tecnológicos e técnicos verdadeira e consistentemente sustentáveis. A WWF acredita que Masdar, a cidade prometida do século XXI, é o ponto de viragem no modo de construção das cidades e quem somos nós para não o fazer. Lutemos então para o seu sucesso!

Sem comentários: