22 de fevereiro de 2008

Greenpeace em Portugal



Depois de 7ooo pedidos, feitos online, através de blogs e pelo site da organização (www.greenpeace.pt) a associação ambientalista chega finalmente a Portugal, através de um escritório virtual.

O grande objectivo da Greenpeace no país europeu com maior consumo de peixe per capita (50 quilos por ano) será, numa primeira fase pelo menos, a protecção dos oceanos.


Reacções das outras organizações ambientalistas portuguesas:

GEOTA - "A Greenpeace poderá ser favorável, mas não antevê uma conjugação de esforços [entre as duas organizações] a curto prazo". "Conhecemos o tipo de actuação da Greenpeace, bastante mediática e com meios que o GEOTA não tem. As associações portuguesas estão a cumprir o seu trabalho e não é por falta de actividades que não existe mais participação cívica".

LPN - "A Greenpeace "é bem-vinda, apesar de não ser a organização mais parecida com a LPN. Mas, perante os atropelos e a total falta de sensibilidade por parte deste Governo, parece que não chega a actuação séria e ponderada da LPN. A nossa actuação pode ser demasiado séria, mas não podemos deixar de ter essa postura. Penso que é útil que haja alguém que diga as verdades inconvenientes. No entanto, as pessoas não têm educação nem formação cívica e eles vão sentir isso na pele."

QUERCUS - "Uma maior presença, ainda que virtual, é mais um contributo para o movimento ambiental. A sociedade está cada vez mais sensível [para os problemas do ambiente], mas a inércia ainda é muito forte, quando falamos de um envolvimento mais concreto."

Sem comentários: