17 de dezembro de 2008

Plastic is fantastic


Desta vez (e creio que pela primeira vez) escrevo algum texto na rubrica Plastic is fantastic, mas é por uma boa causa.

Martine Camillieri (e já não é a primeira vez que publico aqui obras dela) tem um trabalho que considero o ponto de partida para uma reflexão que farei, e para a qual peço a ajuda de quem quiser, sobre a diferença entre o Kitsch e o Piroso. Ahh... isso são dois conceitos diferentes - diriam uns....O QUÊ??! São mas é uma e a mesma coisa - argumentariam outros. Uiiii...isso vai dar uma grandaaa volta - diria um tio meu cujo nome não posso aqui revelar.

Pois lá está...a verdade é que eu sinto uma diferença, mas não consigo teorizar sobre o assunto sem uma pesquisa mais aprofundada.

De qualquer das maneiras, a artista embrenha-se no fantástico mundo dos brinquedos kitsch (ou serão mesmo pirosos?!) e apresenta um trabalho denso, bem estruturado se olharmos com atenção e sobretudo que nos reporta para mundos fabulosos onde tudo parece ser possível. Sim, até um cházinho com a Alice e o Coelho apressado se quiserem...

Dêem uma espreitadela aqui:


Ah! E quem quiser ou tiver tempo, enviem-me as vossas opiniões sobre isto. Ou se preferirem mandem-me imagens e digam-me se o que vêem é Kitsch ou é Piroso. (talvez devesse começar por ir ao dicionário e ver os significados...)


Sem comentários: