27 de janeiro de 2009

Kitsch vs. Piroso

Parece que esta teoria pegou e está a interessar as pessoas um pouco por esse mundo fora!

E um pouco por toda a parte (bem ok....em duas ou três...ou duas partes) as opiniões com substância começam a despontar. Desta vez vou utilizar as opiniões de dois visitantes do blog Calssio.

T (ou Mr. T, como prefiro chamar-lhe) diz que o Kitsch é uma assunção do Piroso. Essa assunção, substanciada por meio de um pensamento, acção ou objecto, torna a coisa em si fashion.

Pedro Bastos aconselha-nos a consultar a definição de Kitsch...estava a ver que nunca mais a pediam! No início desta pesquisa fui ao belo, mas não tão credível, poço de sabedoria que é a Wikipédia e descobri isto:

Kitsch - termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objectos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São frequentemente associados à predileção do gosto mediano e pela pretensão de, fazendo uso de estereótipos e chavões que não são autênticos, tomar para si valores de uma tradição cultural privilegiada.

A definição continua, orientada por alguns princípios de cariz social e estético-moral (mas não vamos tornar isto numa travessia no deserto).

Mais esclarecidos?? E a definição de Piroso...alguém a consegue arranjar?

O Pedro alerta ainda para a distorção no apropriação quotidiana do termo Kitsch e enumera alguns exemplos do verdadeiro kitsch contemporâneo:


Sabem o que é o real kitsch dos nossos tempos?
1) Pais-natal pendurados janela sim, janela não no Natal;
bem como
2) bandeiras de Portugal em tudo q é varanda nos campeonatos de futebol.

Isso sim: kitsch de piscar o olho à náusea e a roçar descaradamente o vómito.

Atenção! Depois de 8 dias, eis que surge a primeira votação na secção Não sei nem me interessa! Para já ainda não sei o que isso contribui para o estudo em curso...mas algum contributo há-de ter.

Pede-se a quem não tenha votado, que o faça. E a quem já tenha, que emita uma opinião, por mais parva que possa parecer. Já diz o dito...as opiniões são como as vaginas...

just vote


9 comentários:

André disse...

O sofá é única e exclusivamente piroso porque o kitsch tem a ver com o popular tornado objecto comercial e de uso doméstico. Os pinguins em cima da tv, as rendas nos sofás, os pratos com representações de Fátima, etc. Isso é Kitsch. O sofá é piroso.

TTC disse...

Obrigado André!

indigente andrajoso disse...

continuo com a minha...

atitude...

o urinol de duchamp elevou-se a peça artística a partir do momento que este lhe fez uma assinatura tendo assim lhe foi conferido um novo significado...

da mesma forma que um cão de louça pode ser piroso ser for ingenuamente deixado ao lado do sofá numa casa de emigrante, mas se for coberto com crochet e mostrado numa galeria toma outro significado...

ps. bibelôs, senso comum e são os motes pirosos fazer por exemplo a festa do emigrante no purex... não é uma festa pirosa... é kitsch...

atitute... atitute...

TTC disse...

Indigente concordo contigo excepto numa coisa....pessoalmente não penso ser possível associar o duchamp, nem qualquer dadaísta, ao kitsch.

T disse...

Dear TTC...

It's not Mr. T (its more Miss T), but i don't like the title Miss.
So... just T. is fine.


E eu votei que o sofá era kitsh... seja lá isso o que for. Gosto e ponto final.

Quanto à definição de piroso, também no wikcionário é:

- piroso – (adjetivo): adj.(Lusitanismo, popular) =
(a De má aparência quando se trata, por exemplo, de roupas, traje, objectos...

Também isto é muito subjectivo. O qeu é piroso em Lisboa, pode ser moda em Mirandela.

Continuo a achar que assumir o piroso, como kitsh, e dizê-lo, o torna aceite em termos de moda.

Senão reparem em observações por essa noite lisboeta fora, onde se ouve:

"Aaiii que gira!! Isso é super kitsh!!", quando, no fundo, a mesma coisa usada noutro contexto, por outras pessoas, seria obviamente... piroso. Tudo depende de comos e usa e do estilo inato da pessoa que o usa.



Bale?

T.

indigente andrajoso disse...

era um exemplo de como o contexto muda os objectos, longe de mim cataloga-lo com kitsch

TTC disse...

T peço desculpa. não sei porque fiquei com a ideia (errada) de que serias um rapaz. fico mto contente por ter uma rapariga interessada na minha teoria!dão sempre uma pitada de sal :)

T disse...

Desculpado.

É... as raparigas falam sempre mais ;)

David Fonseca disse...

O sofá não é kitch nem piroso.....é feio.

O exemplo que o Pedro deu sobre os pais natais pode ajudar, mas na minha opinião ter pais natais a assaltar casas em dezembro é piroso, já se o fizessem em Agosto... por mim ficavam kitch.