23 de junho de 2009

< So it is true... >


No outro dia li uns rumores de que o High Line Park, o projecto mais aguardado dos últimos tempos, já tinha, finalmente aberto.

Curioso como sou, e não podendo confirmar pelos meus próprios olhos com uma viagem relâmpago a NY (pelas razões óbvias), lá fui ao site do atelier Field Operations, uma das equipas intervenientes neste processo megalómano.

E não é que era mesmo verdade? Ao que parece abriu no passado dia 9 deste mês.

Podendo gostar do projecto, ou não, aquilo que somos obrigados a reconhecer é a audácia dos governos locais em se atirarem a projecto desta natureza. O principal objectivo, amplamente conseguido foi a vontade de recuperação de uma velha infraestrutura que trazia matérias-prima às indústrias que outrora se localizavam no centro da cidade, a High Line, e a sua transformação em espaço público para o peão, numa óptico do lazer, do passeio e do convívio.

O High Line foi, ainda antes da sua construção, desde logo elevado a mito, à boa maneira americana. Mas é, e será a partir de agora, um marco inevitável na metrópole de todas as metrópoles.

Para os que ainda não conhecem, e para aqueles que ainda não ficaram encharcados pela quantidade de vezes que já nos atiraram imagens deste projecto para cima, não deixem de espreitar o site aqui. Logo à entrada do site poderão ver estas e outras imagens do projecto.

Para os que tiverem a ousadia de entrar e conhecer o trabalho deste atelier, adianto desde já que os projectos são brutais, o site idem e, lá no meio, certamente encontrarão o que procuram.

> http://www.fieldoperations.net/


Sem comentários: