30 de maio de 2007

Heróis de todos os dias

Vivemos numa época em que cada vez damos mais valor a heróis estrelares fulminantes – futebolistas, actores, modelos,… Ser conhecido nunca foi tão fácil nem tão rápido. Deixar de o ser também. Por causa da globalização, da Internet e da consequente massificação de estilos de vida.

Esta tendência tem permitido a concentração de dados relativos ao funcionamento social, económico, político e ecológico do planeta, a uma escala nunca antes vista. Apercebemo-nos finalmente de que o mundo é um organismo coeso complexo e frágil.

Neste contexto surgiu um programa ao qual penso que devemos todos prestar a devida atenção. O ‘Worldchanging Program’. Não por ser inovador na temática que trata, já que muitos são aqueles que se servem da sustentabilidade para propósitos menos nobres, mas por ser o primeiro que, além de detectar os principais problemas actuais do mundo, avança com um conjunto sólido e credível de soluções.

Al Gore dá o mote e a visibilidade. Técnicos especializados e leigos interessados nas temáticas, detectam os problemas e propõem as soluções. Soluções úteis e realistas. Junta-se a isto uma imagem agradável, et voilà, eis o extremamente bem sucedido ‘Worldchanging Program’.

Começou como um site (www.worldchanging.com) e a partir daí foi feita uma compilação, em formato de livro, de pequenas “receitas” organizadas em capítulos, onde são apresentadas ideias inovadoras. Umas testadas, outras à espera de concretização.

Demarcando-se do tom alarmista, e até um pouco catastrófico, a que as organizações ambientais nos habituaram, o Worldchanging acusa problemas reais de forma construtiva. O mundo é visto com positivismo e profundidade.

Deste projecto podemos tirar duas valiosas lições

  • A mudança a nível planetário depende da nossa força enquanto indivíduos enquanto comunidade.
  • Essa mudança nunca será feita de forma fulminante e de uma só vez, mas sim por todos nós, todos os dias, um pouco de cada vez.

Somos todos nós, os anónimos heróis de todos os dias, quem será capaz de alterar progressivamente o mundo. Acredito que sempre para melhor.

Sem comentários: