23 de maio de 2007

Público publica florestas

Há pouco mais de um mês a Fundação Luso-Americana publicou, em parceria com o Jornal Público e a Liga para a protecção da natureza, o primeiro de nove livros de uma colecção intitulada ‘Árvores e Florestas de Portugal’. A iniciativa é em tudo semelhante a outras já feitas em parceria entre a fundação e o jornal.

O primeiro, ‘Floresta portuguesa’, primou pela excelência, mas resolvi esperar para ver os que o seguiam, já que muitas são as boas colecções que se ficam por bom um primeiro número.

No entanto, os seguintes apenas vieram confirmar a primeira impressão. O trabalho representa um esforço de compilação de informação notável. Além do mais, toda a organização dessa informação, e a sua divisão em 9 grandes capítulos, revela não só um conhecimento alargado na matéria, mas também uma vontade de alertar para a necessidade de consolidação de uma consciência ecológica. Basicamente a valiosa (mas por vezes esquecida) mensagem, do ‘preservemos o que importa, incondicionalmente’.

Estamos também perante um esforço notável de sistematização de informações que, antes disto, se encontravam dispersas. Naturalmente devemos valorizar a contribuição da instituição que também tornou isso possível, o Instituto Superior de Agronomia (ISA).

E a provar a pertinência temporal em que este tema nos é apresentado, verifique-se a enorme procura que esta colecção tem tido, desde o início. Por parte do vasto público e não apenas da elite técnico-científica. De facto, estes livros têm o melhor de dois mundos: rigor na informação dada, e simplicidade na sua apresentação. O primeiro dá-lhes credibilidade científica e o segundo torna-o acessível a todos.

Louvável o esforço de compilação da informação.

Louvável a sua sistematização.

Louvável o seu rigor científico.

Lamentável que a iniciativa tenha surgido a reboque de uma parceira fundação-jornal, e não sobretudo de uma instituição, cuja área científica, moralmente a isso obrigasse.

Sem comentários: