8 de fevereiro de 2008

Projecto de intervenção paisagista nas escolas


Depois de um longo período de inactividade no blog, estamos de volta, esperando conseguir manter uma maior actividade. Quebro este longo silêncio com a notícia de que está em fase de arranque o projecto "Um jardim em cada escola", um projecto pedagógico de intervenção paisagista nos espaços exteriores das escolas.

A falta de qualidade da maioria dos espaços escolares é facilmente visível. Basta olhar para as escolas à nossa volta para verificarmos a sua manutenção deficitária, a sua desarticulação física ou a desadequação de muitos
equipamentos relativamente à faixa etária, entre outros problemas.

Consciencializando estes e outros problemas, este projecto reúne um conjunto de técnicos de diversas áreas profissionais, que, numa abordagem integrada propõem-se pensar em valências contemporâneas para estes espaços, que hoje acabam por funcionar mais como perigosas barreiras limitativas da acção das crianças. Têm como objectivo a requalificação do espaço escolar, habituando as crianças a um espaço comum cuidado, e tornando-as assim mais exigentes no mundo em que vivem.

Não se pretende a implementação de soluções paisagistas de forma tradicional, mas antes preconizar soluções que passem pelas mãos dos alunos, pais, comunidade educativa, assim como toda a comunidade envolvente disponível.

Actualmente as autarquias apenas tutelam os espaços exteriores das escolas EB1, sendo todas as outras da competência do Ministério da Educação. Mas numa altura em que se prevê, a médio prazo, a transferência da manutenção desses espaços de todas as escolas para as autarquias, este projecto poderá vir a resolver alguns problemas decorrentes da falta de meios para manter espaços que por vezes acabam por ser mais perigosos que educativos.

Se restam dúvidas (espera-se que sim!) aconselha-se uma passagem pelo blog que também acabou de surgir (www.umjardimemcadaescola.blogspot.com)

Sem comentários: